domingo, 10 de março de 2013

Resposta da Câmara Municipal de Ponta Delgada ao Projeto Cidadania e Sustentabilidade nos Açores





Nota Informativa (1943)

PRESIDENTE COMPROMETE-SE COM ESTUDANTES A AVERIGUAR IRREGULARIDADES AMBIENTAIS


O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, garantiu na terça-feira aos alunos da Escola EBI dos Arrifes, que a autarquia vai averiguar e solucionar de imediato irregularidades detetadas por aqueles estudantes no itinerário ambiental da Serra Devassa nas Sete Cidades.
As irregularidades encontradas num trabalho de campo feito por aqueles alunos e um grupo de professores, no âmbito do projeto “Cidadania e Sustentabilidade para o Século XXI. Caminhos para uma comunidade sustentável nos Açores” de que a Câmara de Ponta Delgada é parceira de duas escolas de Ponta Delgada, e do Conselho Nacional de Educação, passam pela existência de pequenas lixeiras no em vários pontos do itinerário, pela falta de sinalética adequada ao nível das informações de locais de interesse, bem como de orientações a seguir ao longo do percurso.
Na apresentação feita pelos alunos da turma B do 6º ano da EBI dos Arrifes, José Manuel Bolieiro comprometeu-se, desde logo, a enviar no próprio dia, uma equipa de limpeza ao Pico do Caldeirão para verificar e proceder à recolha imediata do lixo que estará no local que foi indicado como um dos sete pontos de interesse da Serra Devassa, situada na Zona de Paisagem Protegida regional, na freguesia das Sete Cidades.
No que diz respeito à sinalética presente, José Manuel Bolieiro garantiu atuar na sua melhoria, de forma direta ou assumindo uma candidatura através da ARDE – Associação Regional para o Desenvolvimento, que tem por objeto a promoção do desenvolvimento económico e social nas freguesias, sendo o caso das Sete Cidades um caso especial, já que é reconhecida desde 2010 como uma das maravilhas naturais de Portugal.
José Manuel Bolieiro aceitou o que considerou ser “a crítica construtiva e a atitude sugestiva” dos alunos. E fê-lo como Presidente de Câmara cuja atitude “não deve valer pelo poder de ser autarca, mas sim pelo modo como exercemos o poder na ação que desenvolvemos”, disse.
Por isso afirmou, sem rodeios, que as portas da Câmara Municipal de Ponta Delgada estão sempre abertas à cidadania ativa, sem olhar a idades, a estatutos sociais de ricos e pobres, em suma, “sem qualquer distinção”.
Aos alunos da EBI dos Arrifes acrescentou que “sempre que tiverem uma sugestão sobre a atividade do concelho, em conversa com as vossas famílias e professores que o façam, pois a Câmara tem vários canais de comunicação com os munícipes”, seja pela via pessoal, seja pela via digital.
José Manuel Bolieiro apontou aos mais de 20 alunos presentes que “a Democracia madura deve ser amiga da participação ativa de todos” e adiantou que, com o projeto “Cidadania e Sustentabilidade para o Século XXI. Caminhos para uma comunidade sustentável nos Açores”, os estudantes estão a preparar-se para a cidadania ativa.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada explicou que a sustentabilidade, no caso, a sustentabilidade ambiental, “tem a ver com a solidariedade entre as gerações”, apelando que “é preciso usar os recursos disponíveis de forma responsável, com eficiência e inteligência para que estes sejam parte da vida das novas gerações e dos seus filhos”.
A apresentação feita pelos alunos dos Arrifes, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Ponta Delgada faz parte da II fase do projeto “Cidadania e sustentabilidade para o século XXI. Caminhos para uma comunidade sustentável nos Açores”.
O objeto do projeto é educar e construir cidadãos para o futuro e, a par da escola dos Arrifes, a Escola Secundária Antero de Quental está envolvida na iniciativa que agora decorre em Ponta Delgada.
Ainda neste mês de março, e no âmbito do desenvolvimento do projeto, em Ponta Delgada vai decorrer uma exposição de fotografia sobre património regional – biodiversidade, geodiversidade e património histórico e cultural, com inauguração prevista para dia 15, no Centro de Estudos Natália Correia.
Um seminário aberto à comunidade dará conta dos resultados do projeto realizado pelas duas escolas, a 16 de março, auditório do Centro Cultural e Cívico de Santa Clara.

Ponta Delgada, 06 de março de 2013
Gabinete de Comunicação
Luísa Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dê-nos a sua opinião...